Não é sobre a melhor planilha financeira. É sobre nós!
Não é sobre a melhor planilha financeira.
É sobre nós: nosso comportamento, emoções e individualidade na hora de lidar com o dinheiro.
Eu sempre trabalhei no mercado financeiro, já são 17 anos de experiência, mas isso não me impediu de ter problemas financeiros.
Isso porque, apesar de ter a técnica, me faltava o olhar (e respeito!) para meu comportamento.
Até eu entender que não funcionava com planilhas, demorou anos (parte deles, me sentindo culpada por não me encaixar no que a maioria utilizava).
Investigar o que estava por trás do meu consumo excessivo demorou outros tantos anos.
E o que aprendi foi que, não importa o que eu faça, se minha vida estiver em desequilíbrio, minhas finanças também estarão.
Com o tempo, fui testando outras ferramentas, umas funcionaram por um tempo, outras, nem tanto.
O mais importante é que deixei de me sentir culpada e passei a ir atrás do que estava por trás da falha.
Hoje minha organização financeira integra uma das minhas paixões: itens de papelaria. Mas só cheguei nesse ponto, depois de muitos testes, erros e acertos.
Repito: não é sobre a melhor planilha financeira. É sobre equilibrar todas as áreas que compõem a nossa vida (a organização financeira é apenas uma delas).
Se sua vida financeira não está como você gostaria, ao invés de olhar só para as finanças, amplie sua visão para todas as áreas da sua vida.
Reflita sobre como estão seus relacionamentos, sua saúde, seu trabalho? E o mais importante, como está o seu autocuidado?
Eu tenho certeza que grandes lições vão sair daí e vou adorar se você decidir compartilhar sua experiência aqui nos comentários.
Se você quiser entender mais sobre como suas emoções interferem na relação com o dinheiro, tenho uma aula onde falo sobre os 7 comportamentos mais prejudiciais a nossas finanças e como podemos evitá-los.
Clique aqui para assistir.