Planejamento financeiro

Encontre a Sua Forma de Lidar com o Dinheiro Conhecendo Seu Perfil

A nossa forma de lidar com o dinheiro é uma jornada pessoal e única para cada um de nós.

No entanto, muitas vezes, tentamos aplicar estratégias genéricas em nossas vidas, que não se alinham com nossa personalidade e rotina.

Essa desconexão com o dinheiro, ao desconsiderar nossas motivações emocionais, valores e características pessoais, contribui para que ele se torne um tabu, especialmente para as mulheres, historicamente excluídas do universo financeiro.

Eu acredito que uma vida financeira tranquila está ligada a darmos um propósito ao nosso dinheiro. Ele deve ser um canal para nossos objetivos de vida.

E para que isso aconteça, é essencial irmos além da frieza dos números e mergulharmos em nosso inconsciente em busca de significado para o dinheiro.

É nesse espaço também que encontramos a segurança e a confiança necessárias para dar o próximo passo em nossa jornada financeira.

Afinal, a maioria de nossas decisões é tomada de forma inconsciente, influenciada por padrões que nem sempre estamos conscientes.

E nada melhor para acessar o inconsciente do que os arquétipos.

O Que São Arquétipos?

Arquétipos são temas que revelam tendências de comportamento, sentimentos e emoções universais.

Eles despertam reações semelhantes em todos nós, independentemente de nossa origem, e deles são esperados determinados comportamentos e sentimentos.

Por exemplo, mãe, pai, filha, irmã, sábio são arquétipos que moldam nossa jornada de vida e influenciam nossa relação com o dinheiro.

Eu sempre digo que mãe é mãe em qualquer lugar do mundo. Isso é um arquétipo.

Eles são capazes de explicar muito sobre nossa personalidade e trajetória de vida, inclusive nossa abordagem ao dinheiro.

Os 7 Perfis Arquetípicos Financeiros

Baseados nas 7 deusas do panteão grego, esses perfis arquetípicos representam diferentes formas de ver, sentir e lidar com o dinheiro.

Ao conhecermos esses perfis, podemos compreender melhor nossas características, motivações, desafios financeiros e estratégias mais adequadas para cada perfil.

  • Ártemis e a Falta de Paciência com o Dinheiro: Representa mulheres autênticas e independentes, que precisam aprender a ver o dinheiro como um meio para seus objetivos.
  • Atena e a Eterna Preocupação com o Dinheiro: Mulheres inteligentes e racionais, que precisam equilibrar a satisfação emocional com estratégias assertivas.
  • Héstia e a Desconexão com o Dinheiro: Representa mulheres introspectivas e tranquilas, que precisam enxergar o dinheiro como um canal para manter sua tranquilidade.

  • Hera e a Dependência Emocional e Financeira: Mulheres com forte poder pessoal e disciplina, que precisam aprender a usar sua disciplina para criar uma reserva financeira.
  • Deméter e a Dificuldade de Impor Limites Financeiros: Representa mulheres maternais e generosas, que precisam aprender a impor limites aos outros e a se nutrir.
  • Perséfone e a Insegurança para Tomar Decisões Financeiras: Mulheres intuitivas e enigmáticas, que precisam tomar consciência dos medos ocultos que conduzem suas ações.
  • Afrodite e a Impulsividade nos Gastos: Mulheres sensíveis e criativas, que precisam enxergar o dinheiro como uma forma de manter o bem-estar também no futuro.

 

Ao identificar o seu perfil arquetípico, sua forma de lidar com o dinheiro, você poderá encontrar clareza sobre sua relação com o dinheiro e adotar estratégias financeiras mais alinhadas com sua essência e motivações emocionais.

Uma vida financeira tranquila e significativa começa quando nos sentimos seguras para tomar decisões financeiras com confiança e propósito, conectando nossa jornada financeira com nossa essência mais profunda.

 

Ao compartilhar este artigo, você contribui para essa conversa e para o empoderamento financeiro de mais mulheres.

Para aprender mais comigo, conheça meu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *